Todos conhecemos e estamos conscientes do impacto do Mundo VUCA nas nossas vidas. Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade são os elementos que caraterizam os ecossistemas Sociais, Políticos, Empresariais, Familiares e Individuais.
Mas será que já estamos preparados e adaptados para obtermos resultados neste contexto? Conseguimos ser agentes de mudança com efeito e impacto neste novo cenário acelerado?
Ao fazer um zoom-in para o mundo profissional, cada vez mais os ambientes em que nos movimentamos são internacionais, multiculturais e supranacionais. O país de origem da empresa, a localização dos clientes / fornecedores, os países de origem dos colaboradores são “apenas” e cada vez mais indiciadores desta natureza “Mundial”, com especificidades e raízes locais. E, neste turbilhão de “mundialidade”, as oportunidades aparecem e estão disponíveis para quem as quiser aproveitar.
Este é o cenário ideal para a existência de Consultoria de Portugal para o Mundo. E não nos referimos a Consultoria segmentada ou compartimentada, como consultoria de RH, IT, Finanças ou outras. A Consultoria e os consultores são os “artistas” dentro dos projetos que já existem nas organizações, trazendo insights transversais e externos (de outras indústrias, empresas, investigação, academia), para acrescentar Valor. Assim, referimo-nos sempre a consultoria de Negócio, com o Negócio, para o Negócio.
Quando um Negócio solicita a ajuda de Consultores, afinal o que procura?
A nossa experiência de Consultoria Nacional e Internacional leva-nos a confirmar que os fatores de seleção estão centrados no cliente, orientados à construção de futuro, pela forma, resultados e impacto. Fatores como capacidade de resposta, adaptabilidade inter-contextual (culturas, idiomas, estilos pessoais), flexibilidade, desafio, resiliência, falar negócio, simplicidade nas abordagens, centrar na solução e gerar valor, são alguns a considerar.
O Negócio já não procura áreas de especialização, CVs ou descritivos de funções, competências e skills individuais ou certificações. O Negócio busca soluções conjuntas e geração de valor.
Empresas e colaboradores são Globais e o custo de investimento em consultoria deixa de ser proporcional à dimensão da Empresa ou do País; deixam de existir periferia e centralidade, passando para um conceito de cooperação pela proximidade; Deixam de existir fronteiras geográficas e barreiras linguísticas, criando-se meios e formas de comunicação e cooperação universais. Neste contexto complexo, Portugal está bem no centro do Mundo.
Este é o cenário onde a unexpected se insere e cresce. Somos uma micro-multinacional sediada em Lisboa, com o objetivo de, juntamente com os Nossos Clientes (Negócio), criarmos oportunidades de transformação para potenciar o desenvolvimento e obtenção de resultados. From Portugal to the World.
What else?
João Gaia Brás
Partner unexpected
Comentários recentes